IDEFF - Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal
Home | IDEFF | Mensagem do Presidente
MENSAGEM DO PRESIDENTE

É com o maior prazer que lhe dou as boas vindas à página do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa (IDEFF).

Os muitos que frequentaram pós-graduações organizadas pelo Instituto ou participaram em outras iniciativas por nós desenvolvidas sabem que de nós podem esperar rigor, experiência e capacidade de inovação. A quantos agora nos contactam pela primeira vez deixamos um apelo caloroso a que venham trabalhar com o IDEFF.

Herdeiro da rica tradição do ensino das ciências jurídico-económicas na Faculdade de Direito de Lisboa, o IDEFF tem alargado progressivamente a sua actividade numa área em profunda mutação e em que a dimensão internacional está cada vez mais presente.

À preparação técnica, o IDEFF junta a reflexão sobre as grandes questões socioeconómicas do nosso tempo, como atestam as sucessivas conferências que temos vindo a organizar.

A Revista de Finanças Públicas e Direito Financeiro, de que tenho a honra de ser fundador e director, assim como a Revista de Concorrência e Regulação, editada em colaboração com a Autoridade da Concorrência, assumem-se como fora privilegiados de debate nestas áreas.

A qualidade e quantidade de nomes prestigiosos do Direito, da Economia, das Ciências Políticas, da Sociologia e do Jornalismo, que aceitaram juntar-se a nós constituiu-nos numa pesada responsabilidade que temos procurado honrar.

O objectivo, que sempre prosseguimos, de colocar a Universidade ao serviço da sociedade civil, ajudando à busca de problemas para as grandes questões nacionais, é hoje mais actual do que nunca.

Pretendemos continuar a ter um papel central e pioneiro nesta área. A sua ajuda e o seu empenho nos nossos trabalhos serão decisivos. Contamos com todos.

Eduardo Paz Ferreira
Presidente do IDEFF
Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa

Universidade de Lisboa Faculdade de Lisboa