IDEFF - Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal
Home | Colecções | Cadernos
Com o objectivo de dotar o Jurista com conhecimentos sobre contabilidade, relato e análise da ...
CADERNOS
Contabilidade para Não Contabilistas
 
 
Contabilidade para Não Contabilistas
Rogério Fernandes Ferreira - Caderno nº4

“O livro que ora se publica derivou de um desafio que nos foi proposto - elaborar breves lições de iniciação à contabilidade numa Pós-Graduação do IDEFF (Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal) da Faculdade de Direito de Lisboa.
Procurámos com tais lições que, por exemplo, juristas e outros não iniciados em Contabilidade conhecessem, de modo facilitado, os fundamentos desta disciplina, o exercício do Deve e do Haver, o funcionamento das partidas dobradas e a forma como se chega ao balanço de fim do exercício e ao apuramento dos resultados das empresas.
Com estas preocupações procurou-se precisar noções essenciais acerca da Contabilidade, estabelecendo alguma articulação com a Gestão e o Direito, focando a existência actual de um verdadeiro Direito da Contabilidade e dando realce às matérias da normalização contabilística nacional e da harmonização internacional. 
O livro termina com a apresentação de um conjunto sumário de questões e breves exercícios, com as subsequentes respostas e resoluções. Isto porque para saber contabilidade importa alguma prática - aprende-se a matéria estudando, mas também com certa dose de treinamento, exercitação.
Obviamente que quem mais quiser saber destas matérias carecerá de realizar estudos especializados. Porém, quem não quiser ser especialista e simplesmente alcançar conhecimentos básicos sobre contabilidade, contas, balanço, apuramento de resultados, etc., terá neste pequeno livro o necessário e talvez o suficiente para tal propósito."

Lisboa, Junho de 2005
Rogério Fernandes Ferreira

« voltar

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa