Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa em 1981. Doutorado em Economia pela Universidade de Minnesota nos EUA, com equivalência ao grau de Doutor no ramo de Economia, especialidade de Métodos Quantitativos, concedido pela Universidade Nova de Lisboa. Leccionou no departamento de economia e no Hubert H. Humphrey Institute for Public Affairs da Universidade de Minnesota, no departamento de economia da Universidade de York em Inglaterra, no Instituto Superior de Gestão em Lisboa e é desde 2001 professor de Economia na Universidade de Aveiro. Tem leccionado várias disciplinas de economia, quer ao nível de licenciatura quer ao nível de pós-graduação. Trabalhou como economista sénior no Departamento de Operações de Concentração da Autoridade da Concorrência entre Janeiro 2004 e Março 2006 e é, desde Agosto de 2007, Economista-Chefe da Autoridade da Concorrência. Entre Março 2006 e Agosto de 2007 foi director-geral do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais (DPP) do Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional (MAOTDR).
Áreas actuais de investigação: Economia da concorrência e regulação; comportamento estratégico em economia política, economia institucional e organização industrial.
Economista-Chefe da Autoridade da Concorrência
CURRICULUM
Licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa em Lisboa em 1981, onde foi assistente entre 1981 e 1983, tendo frequentado durante este mesmo período o Programa de Mestrado em Economia da Universidade Nova de Lisboa. É doutorado em Economia pela Universidade de Minnesota nos EUA, com equivalência ao grau de Doutor no ramo de Economia, especialidade de Métodos Quantitativos, concedido pela Universidade Nova de Lisboa. Durante o doutoramento leccionou no departamento de economia e no Hubert H. Humphrey Institute for Public Affairs da Universidade de Minnesota. Posteriormente foi “lecturer” em economia na Universidade de York em Inglaterra entre 1994 e 1997. Foi professor de economia no Instituto Superior de Gestão em Lisboa de 1997 a 2001, e é desde 2001 professor auxiliar de Economia na Universidade de Aveiro. Foi director do Departamento de Economia do Instituto Superior de Gestão, entre 1997 e 2001, director da Licenciatura em Economia e vice-presidente do Conselho Directivo do DEGEI/Universidade de Aveiro, entre 2001 e 2002, e coordenador do Mestrado em Economia da Empresa (MEE) na Universidade de Aveiro, entre 2002 e 2003. Tem leccionado várias disciplinas de economia, quer ao nível de licenciatura quer ao nível de pós-graduação. Trabalhou como economista sénior no Departamento de Operações de Concentração da Autoridade da Concorrência entre Janeiro 2004 e Março 2006, em regime de requisição à Universidade de Aveiro e é, desde Agosto de 2007, Economista-Chefe da Autoridade da Concorrência. Entre Março 2006 e Agosto de 2007 foi director-geral do Departamento de Prospectiva e Planeamento e Relações Internacionais (DPP) do MAOTDR. Tem apresentado artigos científicos em diversas conferências e seminários nacionais e internacionais. Tem publicado diversos artigos em revistas técnicas estrangeiras (tais como Public Choice e Defense and Peace Economics) e em publicações nacionais (Autoridade da Concorrência, Instituto Nacional de Administração, ISEG/Universidade Técnica de Lisboa), sobre teoria da decisão, aplicações de teoria dos jogos a economia política, política de concorrência, e economia institucional. Orientou teses de mestrado, ou de M.Sc., na Universidade de York e na Universidade de Aveiro, tendo participado em diversos júris de mestrado e doutoramento quer na Universidade de Aveiro quer no ISEG/ Universidade Técnica de Lisboa. Foi membro da Sociedade Portuguesa de Investigação em Economia (SPIE), e é membro da Unidade de Estudos sobre Complexidade em Economia (UECE) do ISEG/Universidade Técnica de Lisboa, desde 1999. É membro efectivo da Ordem dos Economistas, desde 2000. Foi bolseiro do Programa Fulbright entre 1983 e 1990. Áreas actuais de investigação: Concorrência e regulação; comportamento estratégico em economia política, economia institucional e organização industrial.