IDEFF - Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal
Home | Iniciativas | Outras Iniciativas
OUTRAS INICIATIVAS
Dia da Europa.
09 de maio de 2013, 21h30 Cinemateca - Gravação vídeo já disponível

Convite Dia da Europa

09 de maio de 2013 às 21h30 na Cinemateca Portuguesa

Cinquenta e cinco anos atrás, Rossellini retratava de forma especialmente impressiva a devastação física e moral da Europa, provocada pelo nazismo, em Alemanha Ano Zero.

Nas décadas seguintes a Europa, num ambiente de cooperação e paz, encontrou as vias do progresso e bem estar das populações. O processo de integração europeia que hoje, dia de Aniversário da Declaração Schumann, simbolicamente se comemora, foi decisivo nesse caminho.

Em 2013, a Europa vive em paz. As cidades não estão destruídas pelos bombardeamentos nem os cemitérios repletos de vítimas da guerra, mas o desemprego de uma parcela crescente dos cidadãos, a exclusão e pobreza que atingem milhões de europeus, a descrença no futuro, a incapacidade de ultrapassar a crise economia e social instalada, exigem novas respostas com a mesma energia e inspiração da Declaração Schumann.

É, por isso, que o Instituto Europeu da Faculdade de Direito de Lisboa decidiu associar-se à Cinemateca Portuguesa, numa sessão que terá lugar pelas 21 e 30 do dia 9 de Maio e em que, após a projecção de Alemanha Ano Zero,  Pascal Teixeira da Silva, Embaixador da França, Matthias Fischer, Conselheiro Económico da Embaixada da Alemanha, Francisco Seixas da Costa, Viriato Soromenho Marques, José António Pinto Ribeiro, debaterão a construção europeia e as perspectivas de futuro.

É para esta grande jornada de cinema e reflexão cívica que tenho o prazer de o convidar, permitindo-me sublinhar o enorme prazer que a sua presença me daria.

O Instituto Europeu terá o maior gosto em oferecer-lhe duas entradas. Caso o deseje, poderá contribuir para ajudar a Cinemateca, nestes tempos tão duros para a cultura, fazendo-se Amigo da Cinemateca. Como os tempos também são difíceis para o Instituto permito-me solicitar-lhe que pense em formas de nos auxiliar a ter os meios para prosseguir o nosso sonho de uma Europa melhor, que sei que também é o seu.

Atentos os limites da sala, peço o favor de comunicar o seu interesse para institutoeuropeu@fd.ul.pt ou para o 217933250 para Natália Leite.

Saudações Europeias,
Eduardo Paz Ferreira

« voltar

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa