IDEFF - Instituto de Direito Económico Financeiro e Fiscal
Home | Notícias
NOTÍCIAS
Conferência Trabalho 4.0: Tecnologia, Trabalho e Emprego no séc. XXI
Conferência Trabalho 4.0: Tecnologia, Trabalho e Emprego no séc. XXI
2019-04-29

29 de Abril de 2019, 9h30, Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa

Em 2011, na Feira de Hannover, foi anunciada uma quarta revolução industrial, então designada Indústria 4.0, que seria baseada (a) na comunicação entre máquinas e outras ‘coisas’ via internet, (b) no processamento de enormes quantidades de dados e sua disponibilização aos operadores humanos, (c) no apoio aos humanos em algumas tarefas e (d) na sua substituição noutras, incluindo tomadas de decisão. Não era então claro que papel estaria reservado para o trabalho humano na Indústria 4.0, mas muitas publicações posteriores anteciparam uma enorme destruição de postos de trabalho.

Oito anos volvidos, as transformações verificadas na indústria e noutros setores da economia em consequência da adoção de novas tecnologias não foram até agora nem tão radicais nem tão disruptivas como as previstas em Hannover. O emprego no conjunto da União Europeia não regrediu e, apesar das crises financeira e do euro, amentou mesmo de 226 milhões de pessoas empregadas para 239 milhões. Tal não significa, porém, que as transformações ocorridas nestes oito anos no emprego, nas relações laborais e no próprio trabalho, influenciadas muitas delas por inovações tecnológicas, tenham sido diminutas ou pouco importantes.

A digitalização dos processos produtivos e a automação tanto de tarefas rotineiras como de tarefas cognitivas, tem implicações diretas sobre o trabalho e o emprego que importa conhecer, compreender melhor e avaliar. O lugar do trabalho humano no futuro – o Trabalho 4.0 – não será determinado apenas pelo que as novas tecnologias permitem fazer. Dependerá também do que decidirmos fazer com elas. Dependerá de escolhas que devem ter em conta os seus impactos sociais, políticos e económicos e as respetivas implicações éticas.

É este o mote para a conferência Trabalho 4.0: Tecnologia, Trabalho e Emprego no Séc. XXI, que conta com a participação de Uma Rani, especialista da Organização Internacional do Trabalho, e Ursula Huws, especialista em Trabalho da Hertfordshire Business School.

A entrada é livre sujeita a inscrição prévia aqui: Inscrição

 

 

download

« voltar

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa